quarta-feira, 2 de junho de 2010

A DANÇA DA FARINHA DE TAPIOCA - 20 ANOS DE EXISTÊNCIA




A ORIGEM DA DANÇA DA FARINHA DE TAPIOCA

A América Latina estava vivendo um momento de reflexão sobre a posição da mulher no sistema político, social e econômico. Na ocasião, (08 de março de 1990), mulheres representando as classes trabalhadoras de vários segmentos da sociedade brasileira, reuniram-se em São Paulo, no Memorial da América Latina, com a finalidade de chamar a atenção do mundo para o valor e participação da mulher no contexto social.

Do Distrito de Americano, participaram desse evento, quatro mulheres: Adélia de Nazaré Soares de Menezes, Jacqueline de Oliveira Corrêa, Minervina de Lourdes Soares de Souza e Soeli Socorro da Silva Santana.

Com o retorno dessas mulheres à Americano, surgiu a idéia de realizar um Encontro com as Mulheres Trabalhadoras, com o mesmo objetivo. Com isso, no dia 01 de maio de 1990, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Magalhães Barata, realizou-se o I Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Distrito de Americano, no qual, participaram as mulheres trabalhadoras da farinha de tapioca.

No decorrer do Encontro, a comissão organizadora ao selecionar as atividades recreativas discutiu o valor folclórico da farinha de tapioca, onde foi provocada a criação da Dança da Farinha de Tapioca, no qual, foi criada a letra e organizada a Dança pela coordenação: Adélia de Nazaré Soares de Menezes, Jacqueline de Oliveira Corrêa, Minervina de Lourdes Soares de Souza, Soeli Socorro da Silva Santana, Ivaneide Ferreira da Silva, Altanir Santos, Maria José de Souza Matos, Almir Freitas, mais um grupo de mulheres que trabalhavam com a farinha de tapioca, e teve apoio dos cantores e compositores paraenses Jorge Bêner e João Almeida, o “Coronel Virgulino”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário