ORIGEM DO FESTIVAL
A criação do Festival da Cultura Popular de Americano – FECULPAM surgiu quando um grupo participou do projeto Preamar, realizado em Belém, no ano de 1993, no decorrer do evento discutiu-se a possibilidade de que algo semelhante pudesse ser realizado em Americano, maior produtor de farinha de tapioca na época, e assim poder divulgar a principal fonte de renda da Vila a outros municípios. Ao retornarem, reuniram com a Associação Comunitária de Americano e as lideranças das entidades da Vila para discutirem e amadurecerem a idéia, que logo foi aprovada por todos.
Com isso, em 1994 iniciou o I Festival, que sem dúvida encantou toda a Comunidade se tornando a principal festa da Vila, além do Círio de Nossa Senhora da Conceição, que vem sendo realizado continuamente durante os últimos dezesseis anos.
Nota-se assim, que tanto a Dança quanto as iguarias da farinha de tapioca estão sendo propagadas nos festivais mostrando sua identidade. Durante os Festivais, sempre está presente uma equipe de Belém, para fazer as filmagens e depois fazer a sua divulgação na imprensa.